terça-feira, 9 de março de 2010

elevador de naftalina

EXPERIMENTO DE QUÍMICA
Professor: Luis Carlos
Assunto: Densidade





Elevador de naftalina
A naftalina, quimicamente falando, é um hidrocarboneto aromático que apresenta fórmula molecular C10H8.
Naftalina: molécula constituída por dois anéis benzênicos condensados. Características físicas da naftalina: substância branca, volátil e com odor característico. Utilização: A naftalina foi muito usada no combate a traças e cheiro de mofo em armários e gavetas. Esse experimento permite demonstrar a reação da naftalina com vinagre e bicarbonato de sódio. Material Frasco de vidro transparente 3 bolinhas de naftalina Água 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio (NaHCO3) 2 colheres (chá) de vinagre (CH3COOH)
Procedimento - Dissolva o Bicarbonato de sódio e o vinagre na água; - Coloque a solução no frasco; - Mergulhe as bolinhas de naftalina na solução e observe. Resultados Ao redor das bolinhas de naftalina forma - se uma camada de pequenas bolhas. Surge então uma pergunta: qual substância constitui essas bolhas?
É um verdadeiro vai e vem, um elevador de naftalina.
a) Nesse experimento, ocorreu um fenômeno químico ou físico? Justifique sua resposta pela observação visual.
b) Da mistura do ácido acético com o bicarbonato de sódio, formam-se gás carbônico e água. Identifique os reagentes e os produtos. Escreva a equação que representa a reação.
c) Ao redor das bolinhas de naftalina, podemos observar uma camada formada por pequenas bolhas. Qual substância constitui essas bolhas? Como denominamos a interação entre as bolhas e a naftalina?
d) Como você explica o deslocamento das bolinhas de natalina para a superfície do líquido quando surge a camada de pequenas bolhas? Ao alcançarem a superfície, as bolinhas começam a afundar. Por quê?

Um comentário:

  1. Na minha experiencia as bolinhas elas apenas sobem e não descem. Porque isso acontece? O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir